quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Hoje é dia de Reis


6 de Janeiro, dia de Reis, para os cristãos o dia em que três Reis Magos, Melchior, Gaspar e Baltazar levaram presentes a Jesus Cristo.

Baltazar saiu da África, levando para o menino Jesus mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos. O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade. Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos Reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

Por ai a fora se comemora muito esse dia, principalmente os católicos, que durante os festejos, saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem.

Para muitos o dia de Reis é o dia para arruma a casa, desmanchar os enfeites de natal, desfazer a árvore natalina. é mais do que isso, o dia de Reis é o começo de uma vida nova em um novo ano que se inicia.

Quando era mais novo, no dia de Reis meu pai e eu íamos ao rio pescar, uma prática sagrada do tempo de Jesus. Para minha mãe que normalmente ficava em casa, não importava se voltássemos para casa com as sacolas cheias de Jundias, Lambaris e Cascudos, ou se continuassem da mesma forma que foram, vazias, mas que voltássemos bem, com saúde, renovados nas águas que Deus criou sobre a Terra.

Enfim, o dia de Reis é especial. Faça como os Magos que acreditaram e seguiram a estrela que os indicou o lugar, acredite e se chover sempre como hoje então,melhor ainda. Chuva no verão é sempre bem vinda!! Mas claro, com moderação.


Festa de Santo Reis, Tim Maia ao vivo http://www.youtube.com/watch?v=k7NVVc85be0&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!