sexta-feira, 1 de julho de 2011

“Geada no barro é sinal de chuva”!

Manhã de terça-feira, 28 de Junho de 2011, e o vovô disse:

“Geada no barro é sinal de chuva”!

Geada da terça-feira foi forte e não perdoou quase nada!
 
Dito e feito. A quarta-feira (29 amanhece com chuva. Mais uma vez a sabedoria popular do povo brasileiro aparece e mostra que meio ambiente não está tão desregulado assim. E que esse papo de fim do mundo em 2012, é mais uma invenção de gente maluca, desocupada e que não tem nada o que fazer, e por isso, acaba colocando chifre em cabeça de cavalo.

O inverno chegou pra valer na capital do trabalho. E a geada tomou conta de praticamente tudo no dia de ontem. Temperaturas negativas, vento frio. Depois veio a chuva, daqui a pouco a neve da o ar da graça quem sabe. A paisagem muda. O verde não tem mais aquela intensidade, está desfocado. O ar frio predomina e a gente se aquece como pode. É nessas horas que devemos ouvir os mais velhos, suas experiências e porque não, os seus ensinamentos.

Em sua grande maioria, agricultores, idosos, e gente mais “experiente” ainda fazem uso, no seu dia a dia, dos saberes empíricos populares herdados de seus antepassados, aqueles conhecimentos que não são comprovados cientificamente, mas não deixam de ser verdadeiros.
Uma pesquisa de uma universidade gaúcha mostrou que cerca de 59% dos entrevistados aplicam os conhecimentos herdados dos antepassados e 68% deles confirmam sua eficiência.

Eis alguns dos saberes populares:

 Após o florescimento do Ipê não dá mais geada.

 Os vegetais que dão em baixo da terra devem ser semeados na lua minguante.

 O João-de-barro faz a entrada da casa do lado oposto de onde vem a tempestade.

 O corte da madeira precisa ser feito na lua minguante, para que ela dure mais e não apodreça e mais tantas outras por aí.

Agora, tem uma que esse ano acho que não vai funcionar. A previsão é que tenhamos mais geadas nos próximos dias, e o conhecimento popular diz o seguinte: Feijão plantado no dia de São João, a geada não mata mais, se for uma geada como a de ontem, mata. Respeito muito a sabedoria popular, mas essa to esperando pra ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!