sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Em homenagem aos professores de filosofia!

Em toda minha vida tive dois professores de filosofia. Um grande abraço para a Marisa G. Buss, professora minha na E.E.B Seara, durante todo o ensino médio, e também para Leandro Ramires Comasseto, onde foi meu professor de filosofia da comunicação na UnC Concórdia, no primeiro ano da faculdade. Aqui vai um pensamento para todos os professores e alunos de filosofia por esse mundo a fora.

Um professor de filosofia parou na frente da classe e sem dizer uma palavra, pegou um vidro de maionese vazio e o encheu com pedras de uns 2 cm de diâmetro. Então perguntou aos alunos se o vidro estava cheio. Eles concordaram que estava.

Então o professor pegou uma caixa com pedregulhos bem pequenos, jogou-os dentro do vidro, agitando-o levemente. Os pedregulhos rolaram para os espaços entre as pedras. Ele então repetiu a pergunta. Os alunos concordaram: agora sim, estava cheio!

Então o professor pegou uma caixa com areia e despejou-a dentro do vidro preenchendo o restante. Agora, disse o Professor, eu quero que vocês entendam que isto simboliza a sua vida...

As pedras são as coisas importantes: sua família, seus amigos, sua saúde, seus filhos, coisas que preenchem a sua vida. Os pedregulhos são as outras coisas que importam: o seu emprego, sua casa, seu carro... A areia representa o resto.. As coisas pequenas.

Se vocês colocarem a areia primeiro no vidro, não haverá mais espaço para os pedregulhos e as pedras. O mesmo vale para a sua vida. Cuidem das pedras primeiro. Das coisas que realmente importam. Estabeleçam suas prioridades. O resto é só areia!

Mas então um aluno pegou o vidro que todos concordaram que estava cheio, e perguntou novamente se o vidro estava cheio. Os alunos concordaram. Então ele derramou um copo de cerveja dentro do vidro. Claro, a areia ficou ensopada com a cerveja, preenchendo todos os espaços restantes dentro do vidro e fazendo com que ele desta vez ficasse realmente cheio.

Então disse: "Não importa o quanto sua vida esteja cheia de coisas e problemas,.. sempre sobra espaço pra uma cervejinha!!"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!