domingo, 14 de fevereiro de 2010

14 de Fevereiro, Dia de São Valentin

SÃO VALENTIM



"Valentin's day" e o dia dos namorados!
As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, a Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim. Um deles é descrito como padre em Roma que lutou contra as imposições do imperador romano Claudius II Gothicus, que proibia que se venerassem outros deuses que não os romanos. Outro deles é o santo dos namorados, que pensa-se ter vivido no século III, em Roma, tendo morrido como mártir no ano 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.

Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou? foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem do imperador e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos casais em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.

Outro São Valentim, atual padroeiro da minha comunidade natal, Linha São Valentim - Seara -SC, diz a lenda que era milagroso, curava pessoas que sofriam de ataques. E agora não sei mais bem qual seria este santo, se é o mesmo de alguns acima, ou realmente outro.

Pra quem acredita na fé de qualquer que for o santo, o fato é que hoje, 14 de Fevereiro é o dia de São Valentim. E todos nós da família Bollis, de Linha São Valentim -Seara - SC, lugar onde acredito que exista a maior concentração de Bollis por Km quadrado no mundo, não estaremos junto com o santo, isto porque prestigiaremos a IV festa da família Bollis, em Erexim - RS.

Mas enfim, o dia de São Valentim está aí, dia 19 será lançado o filme "Idas e vindas do amor, Valentine's Day"(Trailer abaixo). O dia da paz e da amizade, como no episódio do chaves, "no dia de São Valentim não se bate".

Bom dia de São Valentim a todos!!!
Parte 1




Parte 2





"Idas e vindas do amor, Valentine's Day"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!