quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Você sabe como é medido o Ibope?

A TV brasileira é formada por diversas emissoras, cada uma com uma imagem e projetos diferentes. O Ibope é um programa que mede a porcentagem de pessoas assistindo determinada emissora.

A pesquisa de audiência de TV Aberta estuda mais de 3.500 domicílios no país, localizados nas principais regiões metropolitanas a partir de uma amostra montada com os dados do censo demográfico brasileiro, análise realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e dos estudos sócio demográficos do próprio IBOPE Mídia.

Par ser mais exato, isto que dizer que apenas 3765 aparelhos localizados em 14 grandes centros urbanos que são: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Distrito Federal, Vitória, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Campinas são responsáveis por monitorarem a audiência da TV Aberta no Brasil.

Agora você sabe realmente como isso funciona? Quem esta assistindo o que? Quando? E aonde?
Pois bem, a Folhaonline, canal de comunicação web da Folha de São Paulo e o próprio Ibope explicam pra gente.


Obs. Concordo que o sistema do Ibope de monitorar a audiência televisiva no Brasil é um dos mais avançados do mundo, mas em um país como o Brasil, com mais de 190 milhões de habitantes, monitorar pouco mais de 3765, dos mais de 58,6 milhões de domicílios estimados em 2009 segundo dados do IBGE, não é algo muito relevante, pelo menos pra mim. É muito menos de 1% de TVs que está se monitorando, sendo que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelam em 2009 que 95,7% dos domicílios brasileiros tinham pelo menos um televisor.

É mais ou menos como pesquisas eleitorais que dizem que tal candidato se elege em primeiro turno e isso não se comprova nas urnas, a diferença é que no tal do "Ibope" rola muita grana para as emissoras com publicidade, essa é a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!