sábado, 16 de outubro de 2010

Boletim do Curso de Jornalismo da UnC Concórdia

Boletim Informativo do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da UnC Concórdia

Edição 02
Data: 14/10/2010
Textos: Soraia Budke, Tatiane Giombelli, Luan de Bortoli, Débora Kunh, Giovanni de Oliveira e Fábio Bollis
Fotos de Odair José Paz e Fábio Bollis.
Editor: acadêmico Luan de Bortoli
Jornalismo em prática
Os estudantes de Jornalismo da UnC Concórdia estiveram na noite de quarta-feira, dia 29, na E.E.B. Professor Olavo Cecco Rigon. Na ocasião, eles acompanharam o projeto “Arquitetura e Moda”, que está sendo desenvolvido pelas turmas da terceira série do ensino médio da escola e coordenado pela professora de arte, Renata Gaertner. O projeto iniciou na escola, a partir do estudo teórico de profissionais da arquitetura moderna e contemporânea. A partir disso, observando obras de determinados arquitetos, os alunos passaram a aplicar as informações em roupas, que eles mesmos confeccionaram.

Os acadêmicos de jornalismo produziram uma reportagem de TV sobre essa atividade. Eles exerceram a prática jornalística, através da elaboração de textos, fotografias e entrevistas com os alunos da escola. As matérias jornalísticas produzidas pelos alunos da UnC, serão divulgadas através das ferramentas interativas do curso, como orkut, blog e o Boletim Informativo Digital.
Orientados pela professora Camila Candeia Paz Fachi, os alunos dividiram as tarefas e fizeram o registro da visita. Segundo a professora, atividades realizadas fora da Universidade, são de extrema importância para a formação dos alunos. “Mostra a realidade do mercado para o acadêmico. Eles exercem na prática, a teoria aprendida em aula e possuem um contato direto com o público”.

Na oportunidade, a turma aproveitou para fazer a divulgação do curso, convidando todos para conhecer sua estrutura na Universidade. Camila salienta a interação entre os alunos do Olavo e os acadêmicos de jornalismo. “O jornalismo é isso, mostrar o seu lado social, isso faz parte da nossa missão”.
Por: Soraia Budke e Tatiane Giombelli
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Colocar a mão na massa para aprender

Aprender arte através de corte e costura pode parecer trabalho para mulher, e mulher que goste de moda. Mas não é.
A professora de artes, da E. E. B. Olavo Secco Rigon, Renata Gartner, vem mudando o jeito de explicar a matéria. O projeto que ela organiza iniciou há quatro anos, tratando do renascimento. Nos anos seguintes, foram retratados o rococó e o cinema. Através da atividade, ela busca canalizar o conhecimento dos alunos sobre a história da arte.

Este ano, o trabalho é sobre arquitetura moderna e contemporânea. Sob o nome de Arquitetura e Moda, o projeto iniciou a partir do estudo teórico de cada arquiteto. Renata explica que, dado este passo, os alunos partem para a prática. “Depois do conhecimento teórico, eles passam a aplicar tudo o que absorveram de informação, nas
roupas. Cada turma ficou com um arquiteto e cada grupo ficou com uma obra ou prédio de determinado artista, que deveria ser aplicado nas peças de roupas”.

O trabalho é realizado apenas com as turmas de terceiro ano, pois, segundo Renata, são alunos mais maduros e conscientes. “Inicialmente, eles se assustaram. Alguns nem aceitaram fazer. Outros adoraram. Uma aluna se identificou tanto com a atividade, que está em Florianópolis e já é uma estilista reconhecida”.

A ideia final da professora é realizar um desfile na fachada de um prédio em construção, em novembro. “Mas isso depende da liberação das empresas. Pretendo realizar algumas reuniões para concretizar isso”, explica Renata.



Por Luan de Bortoli e Débora Kunh
--------------------------------------------------------------------------------

Jornalismo em foco

Eles ficam eufóricos, elas envergonhadas. Não era surpresa pra ninguém, os alunos estavam avisados, mas quando os acadêmicos da quarta fase do curso de comunicação social – jornalismo da UnC Concórdia entraram na área, ou melhor, na sala de aula, carregados de máquinas e de material de divulgação, eles não resistiram e caíram no cochicho. De início, apreensão, mas logo se acalmaram e entraram no espírito.


Em noite de visita à E.E.B. Professor Olavo Secco Rigon, os acadêmicos de jornalismo, juntamente com a professora e coordenadora do curso, Camila Candeia Paz, aproveitaram para exercitar a profissão e divulgar o curso. Os alunos do terceiro ano do ensino médio mostraram-se bastante agitados, pois a acadêmica bolsista da oitava fase, Janaína Moura, gravou uma matéria televisiva na sala de aula.

 



Com o desenrolar das apresentações, os alunos do Olavo, bem como os da UnC, já estavam mais entrosados. Os acadêmicos colhendo informações dos alunos do terceiro ano, e a coordenadora do curso fazendo a divulgação. Em meio a muitas gargalhadas e timidez, o objetivo foi alcançado. Os jovens se interessaram pelo curso, e mostraram-se dispostos a conhecer a estrutura acadêmica da UnC, e os laboratórios do curso de jornalismo.
Por Giovanni de Oliveira e Fábio Bollis.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais fotos.




 

Boletim produzido na Oficina de Jornalismo Digital

Professora responsável: Camila Candeia Paz Fachi

Visite: http://profecamila.blogspot.com/

Orkut: Jornalismo UnC

Twitter.com/Jornalismo_UnC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!