quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O ser humano ainda é mais do que as máquinas!!!

295 exabytes no mundo.

Você já se perguntou qual é a capacidade total de armazenamento de todos os CDs, DVDs, Blu-rays, HDs, cartões de memória (etc...) do mundo? E quanto dado é processado por todos os computadores do mundo? Um grupo de pesquisadores liderados por Martin Hilbet, cientista da Escola de Comunicação e Jornalismo da USC (University of Southern California) dobrou as mangas da camisa e se debruçou sobre as perguntas. Voltaram da pesquisa alguns quilos mais magros, ostentando belas olheiras e com alguns números impressionantes.
- Considerando toda a capacidade de armazenamento de equipamentos analógicos e digitais, os pesquisadores calculam que atualmente é possível guardar ao menos 295 exabytes de informação. Em bytes, isso significa 295 seguido de 20 zeros.
Seria isto daqui 29.500.000.000.000.000.000.000 bytes. O armazenamento de computador tem sido tradicional medido em kilobytes, depois megabytes e, agora, gigabytes. Depois vem terabytes, petabytes e exabytes. Um exabytes equivale a 1 bilhão de gigabytes.
Então,  resumindo, a capacidade de armazenamento total do mundo é de nada mais do que 295 bilhões de gigabytes.
 
Se você achou esse número incrível, é hora de se achar um pouco mais inteligente: essa quantidade absurda de informação é menor do que uma única pessoa carrega em todas as suas moléculas de DNA.
Ou seja, somos muito mais do que todos os computadores do mundo juntos!!! 


Toda essa capacidade de armazenar informação cresceu exponencialmente nos últimos anos. O estudo chega a apontar o ano de 2002 como o início da era digital – foi o primeiro ano em que o armazenamento digital superou o analógico no mundo. Para se ter uma ideia do salto, no ano 2000 cerca de 75% de toda a informação ainda era guardada em meios analógicos; em 2007, 94% de toda a informação migrou para mídias digitais.


- Em 2007 foram enviados 1,9 zettabytes de informação através de sistemas de transmissão como TVs e GPS – um zetabbyte equivale a aproximadamente 1000 exabytes, que equivale a 1000 petabytes, que equivale a 1000 terabytes, que equivale a 1000 gigabytes. É a mesma quantidade de informação que seria transmitida se cada ser humano pudesse ler 174 jornais por dia.



-Em 2007, todos os computadores pessoais do mundo computaram 6,4 exaflops – ou 6,4 (seguido de 20 zeros) operações por segundo.


A pesquisa também levou em consideração o aumento no uso de videogames e de telefones celulares e o constante crescimento de sua capacidade de armazenamento e processamento de dados. Os celulares, por exemplo, respondiam por 6% de todo o processamento em 2007, ano em que foi lançada a primeira versão do iPhone e algum tempo antes dos primeiros celulares Android serem lançados no mercado de massa. Quanto aos consoles de videogame, esses respondiam – também em 2007 – por 25% do total de processamento.
Martin Hilbert é um dos responsáveis pelo estudo que mediu a capacidade de armazenamento da humanidade. (Foto: Reprodução/CNET)
Martin Hilbert é um dos responsáveis pelo estudo
que mediu a capacidade de armazenamento

global. (Foto: Reprodução/CNET) 



Fontes: PopSci / Eurekalert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!