Costume que vem de mais de 8.000 anos atrás. Foi na Europa que tudo começou. Posteriormente os imigrantes plantaram aqui, no Brasil, suas raízes, que por fim vingaram. E a italianada fez a festa. "El vin 'l é bon"(Vídeo abaixo).
Quem poderia imaginar? Uma fruta redondinha, frágil e tão pequena,ser capaz de tal feito....
É o poder da união. Um grão ajudando o outro para formar o cacho. Vários cachos de uma vinha e enfim o mosto. O cheiro é cada vez mais forte, a coisa ferve pra valer. Um borbulho se inicia. A fermentação necessária se realiza no mais natural dos processos da natureza. Os dias vão passando. A essa altura o cheiro perde força. Quem ganha força é a deliciosa bebida que surge. Ele ... "O vinho"!
Bebida quente. Um líquido forte, ou melhor, para gente forte, determinada, convicta no que quer. Bebida que dá coragem pra quem não tem, ou pelo menos se acha mais corajoso com ela. Também é bebida da bênção na mais pura fé e crença. Segundo a bíblia, Jesus transformou água em vinho. O filho de Deus fez mais do que isso, na última ceia com os discípulos, Jesus abençoou e partiu o pão e o vinho, sendo corpo e sangue do salvador, fez isso para que todos se lembrassem dele.
Há....Chegou a hora, não posso mais esperar. Como um bom Italiano que sou, "vou me entorpecer bebendo vinho", como diz a letra da música "Bebendo Vinho", de Wander Wildner, posteriormente regravada pela banda Ira (Vídeo abaixo).
Beberei o vinho sagrado e nada mais me faltara! Falando sério, sem crenças e religiões que interfiram, o vinho é uma baita bebida, muito gostosa e ainda faz bem para o nosso organismo.
Claro, como todas as outras bebidas alcoólicas, vai devagar meu amigo. Beba com moderação. Alias, mais do que isso, beba com paixão e sinta o sabor da tradição.