quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os tipos de entrevistados

Começo de ano é sempre meio devagar. Muita gente tira férias, resolve viajar, curtir a praia, (ho que beleza) enfim, da aquela desligada geral no que está acontecendo no mundo.


Mas praticar a leitura sempre é importante. E numa dessas me deparei com o, belíssimo por sinal, livro " Perguntar Ofende! Perguntas cretinas que jornalistas não podem fazer (mas fazem)" de José Nello Marques.

Com passagens por jornais, diversas rádios e televisão, os mais de 35 anos de profissão do jornalista, ajudaram na elaboração deste livro que é praticamente um manual do que não se deve fazer em jornalismo. Melhor dizendo, do que o jornalista não deve perguntar em uma entrevista.


Recomendo o livro a todos que vivem o jornalismo diário, também aos futuros jornalistas como eu. José Nello Marques lista no final do seu livro o perfil dos dois lados de uma entrevista.

Os entrevistados e os repórteres.

Tipos de Entrevistados (segundo José Nello Marques )
 Dedo leve: Aquele que gost6a de ficar alisando o repórter, cutucando, colocando a mão no ombro e o pior de tudo: depois da pergunta, ele agarra o microfone. [Quando isso acontecer, pare a entrevista e diga que você segura o microfone por questões técnicas.]

Esgrima: O áspero, que responde querendo briga.


Negativo: Nega-se a responder qualquer assunto, ou responde monossilabicamente.

Quiabo: Queima todas as perguntas, sai fácil.

Sabonete: Sai liso das perguntas mais complicadas respondendo outras coisas.

Seboso: Aquele que fica cheio de sorrisos para “as” repórteres, gosta de cantar jornalistas e prefere as entrevistas individuais.


Soninho: Dá longas respostas para chegar ao ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!