terça-feira, 19 de abril de 2011

Hei, Índio ho.

19, de abril, a poucos dias da páscoa estamos comemorando hoje o dia do Índio. Data comemorativa criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas.

Os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
"ISSO TEM QUE TER FIM!"

Bons tempos eram aqueles em que a gente ai pra escola todo fantasiado de Índio. Cheio de pena de galinha, papelão colorido e tinta guache. Que beleza. O lanche no intervalo cada um dava um jeito. Como não se tinha muito tempo nem pra caçar, muito menos pra pescar, a gente contentava as lombrigas com umas frutas mesmo.
 
E quando acabava a aula. Todo mundo contente indo pra casa gritando..."Hei ei ei, Hei ei ei, hei ei ei, hei ei ei. Sem falar nos arcos e flechas que a gente fazia e depois ficava brincando de tiro ao alvo.

Bons tempos que passaram.
E para aqueles que resistiram ãs mudanças da sociedade, e ainda cultivam com muita força a cultura Indígena, o meu Salve!!!
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!