sexta-feira, 6 de julho de 2012

4 o que é?

1 é pouco.
2 é bom.
3 é demais. 4 é... é.... é.....

Como um bom cidadão que respeita e cultiva suas raízes tenho orgulho de dizer que nasci e me criei no interior. Lá a vida é diferente da correria das cidades e centros Urbanos. O ar é mais puro,o verde é mais vivo e se "ouve" a natureza em fauna e flora. Mas em mais de 18 anos vivendo na roça nuca vi algo do tipo. Garanto que meus pais com mais de meia centena de anos também não viram e nem meus avós e bisavos que já partiram desta pra melhor.Uma vaca parir 4 bezeirros de uma só vez não acontece todo dia!!!

E vejam só, o fato aconteceu em São Valentim, mas não foi em Seara. A façanha foi presenciada na propriedade do agricultor Alceu Franceschina, do distrito de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul-RS, e os técnicos da Emater/RS-Ascar e da prefeitura foram surpreendidos, na tarde de quarta-feira, com esta ocorrência incomum. O nascimento de terneiros quadrigêmeos, sendo três machos e uma fêmea.

Outra curiosidade é que a vaca, da raça jersey já havia tido gêmeos no parto anterior. O produtor, que é aposentado, produz leite apenas para o consumo da família, não tendo a atividade leiteira com fonte de renda para a família.

Conforme o veterinário da Emater/RS-Ascar do município, Rui Rotava, a inseminação do animal foi feita pelos técnicos da prefeitura e os terneiros nasceram com 260 dias de gestação, 10 antes do tempo normal. De acordo com Rotava, cada animal pesa em torno de 25 quilos, abaixo do normal (que varia de 30 a 50 quilos), mas são saudáveis e não precisaram de nenhuma intervenção. As informações foram divulgadas pelo governo do Estado.

É por isso que dizem que o fim está próximo: Calor de verão em pleno inverno, Corinthians campeão da Libertadores, vaca parindo 4 terneiros de uma vez só... Eitá nois. Como dizem por aí “CRAMENTO”.

Com informações do Zero Hora e foto de Rejane Pujol, Assessoria Emater / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!