domingo, 5 de fevereiro de 2012

Quando o sol desce a Terra "gira"


O Planeta Terra gira, é o fato. A ciência explica em detalhes. A terra gira em torno de si própria em quase 24 horas no qual chamamos de Dia, é o movimento de "Rotação". Já o outro movimento,  o de "Translação", o nosso planeta demora pouco mais de 365 dias para dar uma volta completa em torno do Sol, estrela de maior brilho, que por sinal, "FICA PARADA". Mas tenta contar essa história pro seu avô e depois me diga o que ele te disse! "É o Sol que sobe e desce meu filho".

Claro que não dá pra generalizar, mas a maioria dos nossos antepassados tinha essa ideia. Na verdade no princípio todo mundo achava que a Terra era o centro do Universo e as demais "coisas" giravam ao seu redor. Porém, eis  que o famoso Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático polaco desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar e concluiu que a Terra gira em torno do Sol.

Nessas últimas férias, não me recordo em qual dia foi, vi uma matéria no Jornal Nacional sobre o tempo do Planeta Terra. Diziam os cientistas que deveríamos adiantar nossos relógios 1 segundo a cada sabe-se lá quanto tempo. Quer mais matemática e ciência que isso?

Engraçado esse papo, essas histórias, as teorias, os mitos, as teses e o senso comum das pessoas e povos mais experientes, que viram tanta coisa nesse mundo que não é de se duvidar que ele acabe mesmo em 2012. Mas vou logo avisando: "Se o mundo acabar em 2012, saiba você Sr. "mundo" que tu acabas sem ter no mínimo um início aceitável". Mas não vamos falar de Big Bang, Deus, Bíblia, dilúvio e muito menos de macacos (pelo menos por enquanto).

O negócio é viver a vida em verbos. Comer, rezar e amar. Estudar e trabalhar. Baixar muita coisa da Internet até a hora em que bloquearem tudo de vez. Ouvir o que os mais velhos tem a dizer, mesmo que você não concorde. E o principal, manter-se vivo pra ver o sol descer por entre as montanhas enquanto a Terra gira.

3 comentários:

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!