terça-feira, 2 de novembro de 2010

Saudade não tem idade

Em pleno dia de Finados, 02 de novembro, é a hora de relembrar aqueles que não estão mais entre nós. Alguns artistas, pra mim, principalmente na música, marcaram época e deixam muita saudade.
Não é necessário muitas palavras, suas canções dizem tudo. Eis alguns.

Bob Marley (o cara)
Nasceu em  06 de fevereiro de 1945 na Jamaica. Superou a pobreza e mostrou para o mundo um novo som. "O Reggae". Faleceu em 11 de maio de 1981 ao 36 anos de idade. Suas letras mexem com os sentimentos e ainda fazem sucesso por todo o mundo.


Cássia Rejane Eller
Natural do Rio de Janeiro, nascida em 10 de dezembro de 1962 foi uma cantora e violinista do rock brasileiro dos anos 90, conhecida pela voz grave. Nos deixou em 19 de dezembro de 2001 por parada cardiorrespiratória.


Kurt Donald Cobain
Natural de Aberdeen (EUA), nascido em 20 de fevereiro de 1967, tido como um dos maiores artistas da década de 90, foi um músico norte-americano, mais conhecido por ter sido o guitarrista, vocalista e compositor da banda Nirvana. Em meio a vícios e drogas Faleceu no dia 05 de abril de 1994, tendo causa da morte como provável suicídio.


James Joseph Brown,
Nascido em 3 de maio de 1933, foi um cantor, compositor e produtor musical norte-americano com grande influência na música do século XX. Em 25 de dezembro de 2006, Brown faleceu por insuficiência cardíaca resultante de complicações de uma pneumonia.


John Lennon
John Winston Ono Lennon natural de Liverpool (Inglaterra), nasceu em 9 de outubro de 1940. Ficou conhecido mundialmente como um dos integrantes do grupo de rock britânico “The Beatles”, mas com o fim da banda, em 1970, John se dedicou a carreira solo. Dentre as composições de destaque estão: “Hepl!”, “Strawberry Fields Forever”, “All You Needs Is Love”, “Imagine”, “Woman”, entre outras.
John morreu em 8 de dezembro de 1980, aos 40 anos de idade, assassinado em Nova York quando retornava do estúdio de gravação com a esposa Yoko Ono.


The Beatles
Não se tem muito o que falar, só reverenciar. Uma banda que arrasta uma multidão por onde passa não é qualquer banda!


Mamonas Assassinas
Nossa, muito o que falar dos caras. Uma banda unida, irreverente com letras ousadas misturando rock cômico com influência de gêneros populares como forró, sertanejo, além de Hard rock, música portuguesa e punk rock, que caiu nas graças da galera quase que instantaneamente. Um fenômeno da música brasileira, vendendo mais de 2,3 milhões de cópias, com sucessos como “Pelados em Santos”, “Robocop Gay”, “Vira-Vira”, “1406″ e Sabão Crá-Crá”, tendo somente cinco meses e três semanas de carreira.
Em 2 de março de 1996, nunca me esquecerei desta data. O Brasil ficou mais triste neste dia. Os cinco integrantes da banda morreram em um acidente de avião na Serra da Cantareira em São Paulo.


Michael Jackson
Michael Joseph Jackson nos deixou no dia 25 de junho de 2009 de parada cardíaca. Polêmico e famoso o artro Pop, que até mudou de cor foi e sempre será lembrado em todo mundo.


Raul Seixas
Raul Santos Seixas, natural de Salvador, nascido em 28 de junho de 1945, foi cantor e compositor brasileiro. Avançado para seu tempo tinha ideias revolucionárias para época.Raul Seixas apesar de notável cantor e compositor, com letras ainda hoje lembradas, teve uma vida muito atribulada com várias internações por alcoolismo e vários relacionamentos, além de depressão.Raul Seixas faleceu no dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos, vítima de parada cardíaca.


Renato Russo
Renato Manfredini Júnior, nasceu no Rio de janeiro em 27 de março de 1960, foi cantor, compositor e músico brasileiro, membro da banda Legião Urbana e do Aborto Elétrico. Foi considerado por muitos críticos o maior compositor do rock brasileiro. Renato Russo assumiu, aos 18 anos, para sua mãe que era homossexual. Desde 1989 era soropositivo, faleceu em 11 de outubro de 1996, pesando somente 45 quilos, em consequência de complicações causadas pela AIDS.


Poderia deixar somente esses dez, mas são muitos outros que já se foram e ainda deixam saudades. Não vou citar mais ninguém além de um que morreu antes mesmo de eu nascer, mas que fez parte de minha família e certamente de muitas por ai. Estou falando do saudoso ....

Teixeirinha
Vítor Mateus Teixeira, mais conhecido como Teixeirinha, nasceu em Rolante, 3 de março de 1927e faleceu em Porto Alegre, 4 de dezembro de 1985. Foi um dos maiores cantores e compositores brasileiros, também conhecido como o "Rei do Disco", pelos recordes de vendas de discos que consegue até hoje, mesmo já falecido. Suas músicas, filmes e shows estão na memoria de quem pode vê-lo por esse Brasil afora.
Saudades Teixeira.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!