segunda-feira, 16 de maio de 2011

Uma paixão chamada "Futebol"


Difícil não sentir algo mais forte quando duas equipes entram em campo. O som da torcida, as cores e odores se misturam numa só emoção. A adrenalina contagia e nada se compara a explosão de um gol. Do que falo? É claro que é futebol.

Seja você brasileiro, ou não. Goste de futebol, ou não. Seja fanático, ou não. O Futebol é algo muitas vezes imprevisível, apaixonante. E tem de cada loucura!!!....


Mas, pessimista que sou, logo pensei que tudo estaria perdido nestes novos tempos e nada mais seria como antigamente, principalmente na época de Pelé, onde se jogava por música. A magia teria se acabado. A emoção perdida. A arte do futebol, dado lugar à fama e as grandiosas cifras monetárias. Enfim, o espetáculo teria sido substituído, ainda no intervalo, pelas confusões, brigas, racismo, e o futebol bonito jogado para escanteio de forma burocrática, visando apenas o lucro.

 

Mas, creio que pelo menos um momento, eu estava errado. Ainda bem que eu estava errado. Pois, em dia de decisão, o buraco é mais embaixo nu futebol.

Decisão dos campeonatos estaduais pelo Brasil. Clássicos. Jogos emocionantes, torcida comparecendo em peso aos estádios, e dentro deles, um verdadeiro espetáculo. Em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, e principalmente na decisão gaúcha, título definido somente após a 14ª cobrança de pênalti. Melhor para o Internacional.

 

A paixão pelo futebol ultrapassa as fronteiras. Final de tarde de domingo, início de noite e as ruas de Concórdia tomadas por colorados apaixonados, realizando o buzinaço tradicional para comemorar o 40° título gaúcho. Fosse o Grêmio o vencedor seria a mesma coisa. Lá estariam os fiéis tricolores, parando o trânsito para comemorar, como no ano passado, festejando e cantando “com o Grêmio onde o Grêmio estiver”.

Imagino como deveria estar a cidade de Chapecó nesta noite de domingo. No mês que completa 38 anos a equipe de futebol da cidade, a Chapecoense, sagra-se Tetracampeã catarinense. Uma festa que não tem hora pra terminar.

Bom, que este dia não tenha sido uma exceção no futebol brasileiro. Que a magia, emoção e alegria em torcer por um clube de futebol continue firme nos torcedores. Mas que acima de tudo o futebol seja um espetáculo a cada jogo. Pois ele foi, e que seja pra sempre, uma paixão.

Imagens meramente ilustrativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.
A voz do povo é a voz de Deus!