quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O jornalismo brasileiro nunca mais será o mesmo

Confesso que não sabia do fato, mas ao ler  o belo texto do Cleyton Carlos Torres - Observatório da Imprensa, fiquei, e ainda estou, pensando comigo mesmo. Até que ponto um meio de comunicação deve, ou não, ser imparcial, se é que se pode não ser Imparcial. Durante a faculdade e ainda antes dela ouvi falar da tal imparcialidade dos meios de comunicação, principalmente dos de grande credibilidade como os jornais. Mas cada caso é um caso! Tire suas conclusões!!! 




O jornalismo brasileiro nunca mais será o mesmo
28/09/2010
 
 Com a opção de assumir um partidarismo eleitoreiro publicamente, divulgado neste domingo (26/9) através de um editorial áspero e ardiloso, um dos maiores e mais tradicionais jornais do Brasil, O Estado de S. Paulo, coloca novamente em discussão como a imprensa deve se posicionar frente aos debates eleitorais. A questão é: escolher um lado ou ficar eternamente em cima do muro?

Sob o título "O mal a evitar", o Estadão demonstrou abertamente seu apoio incondicional ao candidato tucano à presidência, José Serra (PSDB), colocando em texto pontos de vista que levam o jornal a optar por tal candidato. Porém, o jornal acabou exibindo mais uma ação possivelmente tomada devido a fragilidades do que uma atitude enérgica e planejada.


O jornal veio a declarar sua posição partidária somente depois de novos ataques do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que novamente criticou veemente a imprensa, com exacerbações e difamações quanto à credibilidade jornalística dos principais meios de comunicação do país.


Toda a imprensa, no geral, tomou as dores. Folha, Veja e Época também condenaram os ataques e a posição do atual presidente em divulgar uma possível regulamentação da imprensa em um futuro próximo. Mas talvez tenha sido apenas o Estadão a tomar uma atitude tão drástica como publicar uma posição partidária através de um editorial. O jornal fala, necessariamente, em nome de quem? Dos proprietários, dos funcionários ou é apenas uma contra atitude devido às posições do presidente?

Que venham os próximos capítulos


A ação tomada pelo Estadão fere uma das mais importantes regras do jornalismo: a imparcialidade. Porém, por outro lado, demonstra que o jornal está disposto a entrar na guerra contra as constantes investidas do governo em abafar meios de comunicação. Terá sido uma atitude com fins positivos, mas que por infelicidades acabou saindo como um tiro no próprio pé da imprensa?


Ademais, tal medida era tudo que o governo e alguns órgãos da imprensa marrom queriam. Com a divulgação da escolha pelo candidato Serra, o Estadão coloca em xeque sua própria credibilidade e história. Todas as outras reportagens estão sendo parciais? Há coberturas mais brandas para tucanos e mais enérgicas para petistas? Como podemos diferenciar o certo pelo duvidoso, já que o jornal assume publicamente que tem uma queda maior pelos sociais-democratas?

O editorial deste domingo entrará para a história. Será constantemente debatido na imprensa, nos meios acadêmicos e, principalmente, pela imprensa marrom, que insiste em crer – ou pelos menos fingir que crê – que há uma conspiração golpista e midiática contra o governo. A atitude, que soou como precoce para uns e já esperada por outros, demonstrou definitivamente que o jornalismo brasileiro não é mais o mesmo. Que venham os próximos capítulos da magnífica história do jornalismo impresso do Brasil.




Por Cleyton Carlos Torres - Observatório da Imprensa

domingo, 26 de setembro de 2010

Lionel Richie pra começar bem a semana

Final de semana legal, tranquilo.
E para começar bem a semana, nada melhor que um Lionel Richie. Que bonito.
Boa semana a todos!!!

sábado, 25 de setembro de 2010

A hora, a vez e a voz do rádio

Hoje é um dia especial, 25 de setembro, data do nascimento de Roquete Pinto - o "Pai do Rádio Brasileiro" -, comemora-se o Dia do Rádio. Em 1923, Roquete fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos.



A primeira transmissão radiofônica em terras brasileiras, no entanto, já havia ocorrido no ano anterior, mais precisamente em 7 de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

De lá para cá, muita coisa mudou: das interferências e ruídos dos primeiros aparelhos de rádio (pesados, enormes e à válvula) aos pequenos, leves e modernos rádios de transistores. A década de 1950 foi marcada pela consolidação do veículo como meio de comunicação. Em 1968, surgiram as primeiras emissoras de freqüência modulada (FM).
 E por vai, agora vem por aí o "Rádio digital", tantas mudanças, inovações, mas ele resiste, e nunca vai deixar de existir. Parabéns pra quem inventou, principalmente pelo que ele representou para a comunicação nesses anos e representa nos dias de hoje.
"NÃO VIVO SEM RÁDIO"



Afinal, a Música é de quem?

Ouço música em casa, no carro, no ônibus, no trabalho, na escola etc..etc..etc.., em todo lugar. Adoro música, pra mim algo essencial. Música é uma maravilha do mundo pra mim. E o rádio é canal da música. Porém na falta dele e de qualquer outro meio, eu mesmo canto. 


Mas não é ai que eu quero chegar. É na forma de ouvir música, ou melhor, como ouvir música. O tempo foi passando, as tecnologias evoluindo e chegamos a um ponto inimaginável há décadas atrás e não sabemos onde podemos parar no que diz respeito as diferentes formas de mídias.


Não sou tão velho assim, mais ainda me recordo do nosso velho toca discos. Domingo de manhã, na casa da Vovó, toda família reunida, e aquele aparelho, velho e empoeirado saia da gaveta do armário pra animar o dia. Como se fosse mágica, eu via uma minúscula agulha de metal roçando pelas ranhuras de um pedaço de plástico redondo que girava sem parar. O som brotava daí. Daquele disco preto, chamado de "bolachão preto" por muitos. O disco de vinil, ou LP (Long Play), uma mídia desenvolvida no início da década de 1950 para reproduzir músicas.


O tempo passou, o disco ficou na história. Surgiu então a fita cassete. Mais prática, ágil, simples e pequena, também com dois lados e reproduzida em um aparelho de rádio. Porém com algo a mais que o LP, a possibilidade de você mesmo gravar nela o seu som ou o de uma rádio.


O Grande problema é quando a gente abusava desta ferramenta. Passa a fita pra frente, passa pra trás, grava, pausa, grava de novo, grava por cima, volta. Ba, não tinha fita que aguentasse, enrolava dentro do aparelho. Isso quando não quebrava, aí era pior ainda!


Pra resolver tudo isso eis ele o "CD". Compact Disc. Ele veio com tudo. Melhorou a qualidade do som. Era o inicio do áudio digital. Porém o preço era, e é salgado. O que surgiu, a pirataria. Gente que se utiliza dos recursos tecnológicos para copiar e revender "ilegalmente" o trabalho do artista, e ainda por cima, lucrar com isso.


Pois bem. Nosso assunto é música, nas três mídias citadas acima ela foi popular, mas não chaga aos pés do que é agora num espaço chamado "Internet". Hoje, sites e portais na internet, estão cada vez mais especializados no que diz respeito à música, armazenando desde lançamentos a discografias completas dos mais variados músicos e compositores de todo o mundo. O seu artista favorito, por mais desconhecido que seja, certamente tem alguma música na internet. A internet oferece ao usuário que a utiliza, acesso a este material 24 horas por dia, sete dias por semana, para ouvi-lo e até fazer o download em seu computador, e posteriormente transportar essas músicas para os mais variados locais, através de tocadores de mp3 e mp4 players, ipods, pen drives e até mesmo celulares.


Agora, será que isso é legal. Possuir, ter uma música que se possa ouvir quando a gente quiser, pois está gravada no computador, retirada da internet e acima de tudo, sem custo algum? Sem retorno financeiro para o artista? Ou será sim, legal, pois que ganha horrores com vendas de discos são apenas as gravadoras, e os artistas recebem muito pouco por disco vendido.


Afinal, a música pertence a quem? Se eu baixei da internet e escuto pra minha diversão e meu entretenimento, "ela é minha, não paguei nada por ela, mas é minha, e ninguém pode me tira-la, a não ser que entre um vírus no meu computador e ela vá pro espaço, de onde veio alias". Agora, lucrar com isso, há isso sim, é uma tremenda de uma falta de vergonha na cara.


Bom, dei a minha opinião, mas a galera do Pretinho básico da rádio Atlântida sabe muito sobre isso. veja o vídeo e tire as suas conclusões.
http://www.youtube.com/watch?v=BNqEQRjVvS0



É duro ser Árabe

Que fique bem claro que não tenho nada contra os árabes, e nem contra as demais raças, nacionalidades e etnias. Agora que deve ser  DURO SER ÁRABE....há isso deve ser sim.
 Me enviaram e achei ótima, pois nunca tinha pensado nisso...Por isso compartilho com todos.


Todo o mundo se pergunta:

- Por que para os terroristas árabes é tão fácil se suicidar?
charge1-homem-bomba[5]

Aqui estão as 21 possíveis razões:

É proibido:

01º - Sexo antes do casamento;

02º - Tomar bebidas alcoólicas;

03º - Ir a bares;

04º - Ver televisão;

05º - Usar a Internet;

06º - Esportes, estádios, festas com mulheres;

07º - Tocar buzina;

08º - Comer carne de porco;

09º - Música não religiosa;

10º - Ouvir rádio;

11º - Barbear-se;

Além disso:

12º - Tem areia por todos os lados e nenhum buggy para se divertir;

13º - Farrapos em lugar de roupas;

14º - Come-se carne de burro cozida sobre bosta de camelo;

15º - As mulheres usam burka e não dá para ver nem a cor dos olhos;

16º - A esposa é escolhida pelos outros e o rosto é visto só naprocriação;

17º - Sexo depois de casado só para procriar e feito no escuro com a mulher vestida com o shake;

18º - Reza-se para Alah:

- 06:00 às 09:00

- 12:00 às 15:00

- 16:00 às 18:00

- 21:00 às 00:00

- No pôr do Sol;

19º - A temperatura básica nos países árabes é entre 45º e 58º (em alguns lugares até mais altas);

20º - Para economia de água, banho apenas uma vez por mês, nas partes mais sujas (pés).

E finalmente;

21º - Ensinam que, quando morrer, vai para o paraíso e terá tudo aquilo com que sonha!

Fala a verdade... Você também não se mataria???...'

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Jornalismo da UnC no II Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba

Começou no dia 22 de setembro e se estende até sábado dia 25, o II Festival Nacional de Cinema Vídeo Rural de Piratuba.

O evento conta vários artistas, jornalistas, repórteres, fotógrafos, cineastas e produtores do Brasil. Entre muitos outros.

E tem ainda:

- Feira Regional da Agricultura Familiar e do Artesanato.
-Concurso de fotografia Rural nas

Categoria Colorida

Categoria Preto e Branco

-Concurso de Filmes e vídeos

Categoria Amador

Categoria Ficção

Categoria Documentário

Categoria Reportagem De TV


Durante o festival haverá exposição e venda de produtos da Agricultura Familiar e Artesanato.
E o Jornalismo da UnC Concórdia prestigiara o evento no sábado dia 25.

O destaque é a acadêmica da 4ª fase do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UnC, Soraia Budke, que teve material fotográfico classificado para a disputa de prêmios do Concurso de Fotografia Rural.

Das mais de 200 fotos inscritas, a fotografia de Soraia ficou entre as 50 melhores na Categoria Preto e Branco. Intitulada Velhos tempos, novas práticas, a fotografia preta e branca de Soraia reflete a realidade do homem do campo.

Os acadêmicos do Curso estarão participando do evento no dia 25, sábado, quando ocorrem as Oficinas de Cinema e Reportagem.

Confira mais informações do evento e a programação completa do festival no site: www.festivaldecinemapiratuba.com, ou pelo telefone (49 3553-0485)



A beleza artificial

Como é bonito ver na televisão, ou mesmo pessoalmente, aquelas mulheres lindas, maravilhosas, exuberantes, curvas bem torneadas, rostos lisos, cabelos bem ajeitados e tudo mais. Realmente elas nos enchem os olhos e nos deixam de queixo caído, literalmente babando.

Tudo isso graças ao que tem de melhor no mundo em produtos de beleza e estética. E olha que nisso "elas" não economizam não. Claro que é uma minoria teem as possibilidades financeiras pra bancar esses tratamentos de beleza, que escondem, ou melhor, apenas servem de camuflagem. Pois convenhamos, é difícil ser esteticamente perfeita.

Agora já imaginou essas beldades sem maquiagem? Sem chapinha no cabelo? Sem baton etc...

ESTAVA ESCRITO EM UM PARA CHOQUE DE CAMINHÃO:

 95% DA BELEZA DE MULHER SAI COM ÁGUA E SABÃO...





Parece, mas não é!!!

Nem tudo o que parece ser realmente é

Eis alguns exemplos.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

De Volta. A volta daqueles que já foram e querem ser de novo!!!

Voltei!!! e olha que faz tempo que não dava mais as caras por aqui.
Mas também, quase seis meses sem Internet não é fácil, sem falar de todas as outras obrigações do dia a dia, trabalho estudo e tudo mais.

Mas é isso aí, devagarinho a gente vai se ajeitando. Mudança no visual também.
E pra começar nada melhor do que rir!! Sim rir. O mês de Setembro tá acabando, Outubro vem por aí, e com ele as eleições.

e o que tem de candidato doido por aí, não é brincadeira, e o pior é que eles querem apenas uma coisa o seu voto. Por isso, pense bem antes de votar. Analise os seus candidatos, e faça valer o seu voto.

Mas como eu disse vamos rir. Mulheres frutas, humoristas, boxiadores, jogadores de futebol, apresentadores etc.etc.etc.etc., nunca se viu tanta gente famosa almejando uma vaguinha em Brasília -DF. Resultado....Veja você mesmo!